Serviços

2012
mar
06

Engenharia de Software

Nos últimos anos, com o crescimento da demanda das empresas para produtos de informática, o hardware deixou de ser o item mais importante na implementação de um sistema, enquanto que a demanda por softwares cresceu, tornando-se o principal item nos processos de negócio. Isso se deve, principalmente, pela crescente complexidade das operações a serem resolvidos pelos sistemas de informações.

Aliado a isso, alguns problemas inerentes ao processo de desenvolvimento de um software começaram a surgir, tais como:

  • As imprecisões das estimativas de prazo e de custo;
  •  A produtividade das pessoas das áreas de software não acompanharem as demandas crescente de serviços ;
  • E por fim, a baixa qualidade final do software desenvolvido, ocorrendo frequentemente a insatisfação do usuário.

A chave para  vencer estas dificuldades é a utilização de uma abordagem de Engenharia  de Desenvolvimento de Software, aliada a uma contínua melhoria das técnicas e ferramentas de desenvolvimento, melhorando a produtividade da equipe e a qualidade do produto final.

Assim, podemos destacar duas tendências para justificar o uso da Engenharia de Software nas implementações de sistemas; em primeiro lugar o software é hoje,  um item de grande importância para qualquer negócio; e em segundo, que eles têm um importante papel na monitoração no controle e nas tomadas de decisões.

A Engenharia de Software assume, então, o papel crítico de garantir que dados, informações, tarefas, pessoas e tecnologias estejam apropriadamente alinhadas, para produzir um sistema eficaz na geração de conhecimento que facilita a tomada de decisão.

E foi se especializando, cada vez mais, nas ferramentas e conceitos tecnológicos que a DHARMATECH desenvolveu e vem utilizando com sucesso, metodologia própria para diagnosticar e solucionar as necessidades das organizações, permitindo que estas mantenham o foco em seus negócios, credenciando-as a aumentar a sua capacidade produtiva e competitiva. Tudo isso com altos índices de redução de custo e grandes avanços tecnológicos.

Faz parte destes serviços prestados pela DHARMATECH  o Desenvolvimento de Software Sob Demanda; a Integração Entre Sistemas; e os Testes de Software.

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SOB DEMANDA

Nesta etapa da Engenharia de Software, a DHARMATECH realiza serviços de pesquisa e desenvolvimento de software sob demanda para os clientes, com requisitos, necessidades e expectativas específicas.

Os serviços são executados com metodologia própria, com etapas que vão desde o diagnóstico do real problema do cliente até a entrega do software esperado, passando por etapas de especificação de requisitos, de criatividade e inovação, análise de sistema, desenvolvimento do software, testes em laboratório e em uso em campo.

Por ter finalidade de desenvolver um aplicativo especifico, todo o sistema desenvolvido é parametrizável e/ou customizável, para que atenda os objetivos do Cliente e dos usuários finais.

 INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS

Os serviços de integração de sistemas se fazem necessários quando o Cliente está com problemas de redundância de informações que compõem o Sistema de Informações de sua empresa e/ou quando deseja simplesmente consistir informações que gerem indicadores para as tomadas de decisões.

Baseado na análise detalhada de todos os sistemas existentes e utilizando-se de metodologia própria, a DHARMATECH cria uma estrutura de interface para gerenciar a comunicação entre os sistemas, a fim de proporcionar o alinhamento das informações, no formato e modelo requeridos pelo Cliente.

TESTES DE SOFTWARE

Para o desenvolvimento de software de qualidade, dentro de prazos, e custos controlados e compatíveis com o mercado, é fundamental a existência de um protocolo de teste de software.

O teste é utilizado para a avaliação do software desenvolvido ou que requer uma análise de performance. Entretanto, testar software não é uma atividade trivial, e exige conhecimentos, habilidades e infra-estrutura específicas.

A metodologia do teste de software se reflete no desempenho das funcionalidades, no desempenho das interfaces e das características de tempo de resposta, quando comparados os dados em carga com parâmetros pré-estabelecidos ou esperados. Estes devem testar ainda a integridade (resistência a falhas) e sua portabilidade (capacidade de ser instalado e executado em diferentes plataformas).

Os testes de Software promovidos pela DHARMATECH são baseados no modelo RUP (Rational Unified Process), que em seus vários níveis garantem a qualidade e desempenho das funcionalidades, das interfaces, do tempo de resposta, da integridade, da portabilidade, da confiabilidade e da eficácia do software, agregando valor qualitativo e quantitativo aos serviços que o software disponibiliza às atividades dos Clientes.