Notícias

2012
jan
27

Uso do Twitter no trabalho cresce 700% no mundo, diz empresa de segurança

O uso de redes sociais e o compartilhamento de arquivos via browsers nas redes corporativas cresceu explosivamente em todo o mundo nos últimos meses de 2011, segundo a empresa de segurança Palo Alto Networks.

O acesso ao Twitter no trabalho, por exemplo, cresceu mais de 700% entre abril 2011 e novembro de 2011, em comparação com igual período de 2010.

De uma forma geral, o uso ativo de redes sociais no ambiente de trabalho, incluindo postagens e aplicações, aumentou 300% no período. O levantamento considerou tráfego de aplicações de mais de 1.600 empresas.

A análise revela que desde outubro de 2010 o consumo de largura de banda para aplicativos do Facebook, plugins sociais e postagens cresceu de 5% (em outubro 2010) para 25% (em dezembro de 2011), em relação à largura de banda total de rede social.

Outra constatação é que sites de compartilhamento de arquivos são usados na maioria das redes, aparecendo em 92% das organizações participantes. As  técnicas evasivas dos aplicativos de compartilhamento implicam falta de controle do seu uso nas redes corporativas, segundo a Palo Alto Networks.

De acordo com os analistas da empresa de segurança, usar redes sociais e compartilhar arquivos no trabalho já não é uma dúvida nas corporações, e sim uma realidade. “As empresas devem determinar como disponibilizar essas tecnologias com segurança em suas redes, para que os usuários possam manter os níveis de produtividade que muitas dessas aplicações permitem e, ao mesmo tempo, assegurar que suas redes corporativas e seus usuários estejam protegidos contra todas as ameaças”, diz René Bonvanie, diretor de marketing da Palo Alto Networks.

Publicado em 26/01/2012 às 9:50 por Ana Lúcia Moura Fé.

Deixe seu comentário

  1. (campo obrigatório)
  2. (necessário e-mail válido)
  3. (campo obrigatório)